NOTÍCIAS

Assessoria de Imprensa Farm Show

13/03/2024


Em uma reunião inédita, promovida pelo Sindicato Rural de Primavera do Leste durante a Farm Show Mato Grosso, mais de 30 presidentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso reuniram-se na última terça-feira (12) para o Conclave de Presidentes dos Sindicatos Rurais. Este evento histórico, realizado pela primeira vez fora da capital, marca um momento crucial para o futuro da agricultura no estado, abrindo caminho para o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nas necessidades de cada sindicato e região.

A reunião proporcionou uma oportunidade única para os presidentes exporem as demandas e dificuldades de suas regiões, enfocando a organização e representação de todos os municípios e fronteiras agrícolas do estado. A divisão de falas foi feita elencando um presidente representante da cada região, responsável por trazer as demandas da sua regional .

Dentre as demandas assim ficaram discutidas

Desafios e Demandas do Setor Agrícola nas Regiões de Mato Grosso

Regional 02: Colíder e região

Luiz Carlos Martins Gonçalves Moia, presidente do sindicato rural de Colíder, enfatiza a necessidade de fortalecer a produção leiteira e a urgência em aumentar a disponibilidade de armazéns para suportar o crescimento da agricultura integrada à pecuária.

Regional 03: Santa Cruz do Xingu e região

O vice-presidente do sindicato rural de Santa Cruz do Xingu, Otalécio Januário de Sá, destaca a importância da pavimentação da BR-158 para o transporte da produção e propõe estratégias para atenuar os impactos das moratórias do boi e da soja no desenvolvimento regional.

Regional 04: Querência e região

Osmar Inácio Frizzo, presidente do sindicato rural de Querência, aponta a necessidade de melhorias e expansão das rodovias BRs 158, 242, 080 e MT-326. Expressa preocupação com os impactos regulatórios do conceito de “Áreas Úmidas” e a escassez de frigoríficos, ressaltando a demanda por investimentos no setor.

Regional 05: Nova Mutum e região

Paulo André Zen, presidente do sindicato rural de Nova Mutum, chama atenção para o aumento dos pedidos de recuperação judicial no agronegócio, necessitando de apoio e medidas preventivas, além dos desafios relacionados à duplicação da BR-163, especialmente os custos de acesso às propriedades rurais.

 Regional 06: Diamantino e região

Altemar Krolling, presidente do sindicato rural de Diamantino, propõe a modificação do modelo de incidência do Fethab para uma cobrança baseada em percentual sobre o preço de comercialização. Destaca, ainda, a preocupação com a recuperação judicial e quebras de safra.

Regional 07: Vale do Rio Branco e região

Bruno Faria, presidente do sindicato rural do Vale do Rio Branco, aguarda a regulamentação da Lei do Pantanal e aponta desafios na sanidade animal e na cadeia leiteira. Enfatiza a necessidade de diálogo sobre as moratórias da soja e do boi.

Regional 08: Acorizal e região

Luiz Carlos da Silva, presidente do sindicato rural de Acorizal, aponta os desafios da regularização fundiária, o alto custo da energia elétrica, a demora na emissão de licenças pela SEMA e a falta de assistência técnica.

Regional 09: Novo São Joaquim e região

Carlos Royttmen Pires da Silva, presidente do sindicato rural de Novo São Joaquim, destaca a falta de mão de obra qualificada, os desafios da sucessão familiar, problemas com a conectividade rural, o monopólio dos frigoríficos e os custos das batalhas judiciais.

Regional 10: Alto Garças e região

José Milton Breitenbach, presidente do sindicato rural de Alto Garças, relata a escassez de armazéns para o milho e sugere a realização de Conclaves Regionais para fortalecer a comunicação entre os sindicatos.

Vilmondes Tomamin, presidente da Famato, ressaltou a importância da união e da força política para transformar o cenário agropecuário de Mato Grosso. Marcos Bravim, Presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, sugeriu que tais encontros ocorram em todas as feiras agropecuárias e de negócios do estado, enfatizando a necessidade de alinhar comunicação e estratégias entre os sindicatos.

A iniciativa do conclave, nascida de uma conversa informal, provou ser um passo significativo na união dos agricultores de Mato Grosso, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis que atendem às demandas específicas de cada região. E como resultado será elaborado um documento detalhando todas as solicitações, que será formalmente encaminhado à Famato. O objetivo é assegurar que sejam tomadas as medidas necessárias para resolver os problemas identificados.

FARM SHOW - Realização Sindicato Rural de Primavra do Leste / MT

Av. Campo Mourão, 1.500 - Distrito Industrial anexo ao Parque de Exposição - Primavera do Leste/MT - CEP: 78850-000

(66) 3498. 2008

[email protected]

(66) 99646-1906 (Contato Comercial: Carlos Eduardo)